Voltar ao topo.Ver em Libras.

Dúvidas frequentes#

Cuidados com a sua roupa#

- Roupas brancas e coloridas devem ser lavadas separadamente.␊␊- Procure separar as roupas de acordo com o tipo ou quantidade de sujeira.␊␊- Roupas que soltam muitos fiapos devem ser lavadas em separado ou utilizar sacos de tecido próprio para a lavagem de roupas delicadas em máquina.␊␊- Caso você precise lavar suas roupas com água quente, procure separá-las em lotes, de acordo com a temperatura indicada na etiqueta.␊␊- Sabões em pó, em geral, não são adequados para lavar roupas de seda. Utilize produtos específicos para roupas de seda.␊␊- Nunca utilize alvejante ou água sanitária em roupas de lã, seda, couro, poliuretano, lycra-elastano, roupas com detalhes ou totalmente coloridas e em roupas brancas com o símbolo de não alvejar (veja abaixo). Se você utilizar alvejante em alguma peça, ou lote de roupas brancas, sempre enxague muito bem o recipiente utilizado ou o tambor da máquina para evitar que roupas coloridas da próxima lavagem, sejam danificadas.␊␊- Água sanitária nunca deve ser utilizada em roupas coloridas;␊- Evite secar roupas claras sob o sol, porque resíduos de sabão podem provocar manchas caso não tenham sido bem enxaguadas. É recomendável que as roupas coloridas e as de lã sejam secas à sombra;␊- Roupas escuras devem ser preferencialmente passadas pelo avesso;␊- Tente remover manchas das roupas antes de passá-las a ferro, porque o calor ajuda a fixar as manchas;␊- Deixar as roupas de molho ajuda na remoção de manchas e na limpeza de roupas brancas. Esta é uma etapa muito importante, pois é no molho que o sabão em pó começa a agir na remoção das sujeiras e manchas. Para obter os melhores resultados nas lavagens de suas roupas, o tempo ideal de molho é de uma hora. Contudo, antes de colocar qualquer roupa de molho, certifique-se: de que a cor do tecido é firme; de não colocar roupas brancas e coloridas juntas; de que as roupas não estejam emboladas umas nas outras (eles devem estar o mais soltas possível); e de que a peça não tenha detalhes metálicos.

Firmeza das cores#

Em caso de dúvida quanto à firmeza das cores, isto é, se a roupa não vai soltar cor no momento da lavagem, recomendamos fazer um teste antes de lavar. Umedeça um pequeno pedaço da roupa e passe a ferro com um tecido branco sobre a área umedecida. Se a cor da roupa passar para o tecido branco, o mais indicado é lavar a peça a seco em uma lavanderia especializada. Se optar por lavar a roupa em casa, lave-a separadamente em água fria sem deixar de molho, e enxague imediatamente. Deixe secar à sombra.

Secagem no varal#

Na hora de pendurar as roupas no varal para secar também devem ser tomados alguns cuidados. A maioria deve ser virada do avesso, para secagem mais rápida e proteção da cor. A seguir algumas dicas de secagem conforme o tipo de tecido:␊␊␊␊␊␊ Algodão: Roupas de algodão podem ficar amassadas com facilidade, sendo assim prefira pendurá-las na melhor posição para evitar que isso aconteça. Apesar de serem mais resistentes, as peças em algodão devem ser secadas preferencialmente à sombra.␊␊␊ Tecidos sintéticos: Por serem mais resistentes, estes tecidos podem ser pendurados no varal na vertical sem que as peças se deformem. Entretanto, sugere-se secagem à sombra.␊␊␊ Seda: Peças em seda devem ser secadas à sombra e penduradas com extremo cuidado. Não use pregadores de madeira para não danificar os fios de seda. Prefira pendurar usando pregadores de plástico e cabides.␊␊␊ Lã: As peças de lã são sensíveis e se deformam com facilidade quando penduradas na vertical, por isso, o ideal é deixá-las estendidas na horizontal à sombra em um local com grande ventilação.␊␊␊ Couro: Roupas de couro devem ser secadas à sombra e em posições que não deixem o material desajeitado. Jaquetas, por exemplo, devem ser penduradas direto no cabide. Lembrando que se a roupa de couro secar torta será muito difícil desamassá-la.